Atividades de ensino não presenciais (AENPS) e rendimento acadêmico : um estudo no curso superior de Bacharelado em Administração do Instituto Federal da Paraíba

Ramalho Bisneto, Belmiro

Resumo

A pesquisa se insere no contexto da pandemia do COVID-19, evidenciando inúmeras problemáticas que afetam, em especial, a educação superior, que para além das fragilidades do ensino remoto, existe o aprofundamento das desigualdades sociais, conforme registrada na pesquisa de Costa, Silva e Arrais Neto (2021), que reflete também nas desigualdades educacionais, que estão ligadas com as dificuldades de permanência, evasão e a retenção de estudantes em situação de vulnerabilidade social. Diante da problemática imposta pela pandemia do COVID 19, em especial em relação aos esforços das Instituições de Ensino Superior (IES) para promover a continuidade das atividades de ensino, como é o caso do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), questiona-se: quais os fatores que têm influenciado o rendimento acadêmico dos estudantes do Curso Superior de Bacharelado em Administração do IFPB durante a vigência das Atividades de Ensino Não Presenciais (AENPs)? Para tanto, buscar-se responder a perguntar levantada elencando o seguinte objetivo geral - “Conhecer os fatores que influenciaram o rendimento acadêmico dos estudantes do CSBA do IFPB durante a vigência das Atividades de Ensino Não Presenciais (AENPs). Como metodologia, a pesquisa foi caracterizada como quali-quanti, do tipo, estudo de caso, pois tem como intuito de desvelar os fenômenos sociais por meio de uma unidade que está bem delineada, sendo o curso de administração do IFPB, campus João Pessoa. Isso apoiados em dados que quantifica os resultados, por meio de um instrumento, do tipo, questionário. Como resultado, verificou-se que, para a amostra considerada nesta pesquisa, a saber, uma parcela de estudantes que ingressaram no Curso Superior de Bacharelado em Administração do IFPB, que tiveram a experiência antes e durante a vigência das Atividades de Ensino Não Presenciais (AENPs), que mesmo com suas particularidades relacionados com a vida acadêmica, pessoal (trabalho e estudo) e a renda familiar de três salários mínimos, estas não foram obstáculos para que eles obtivessem um bom rendimento acadêmico.

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