Consultoria externa e marketing: estudo de caso em uma metalúrgica que atende ao segmento cerâmico

Silva, Sheylla Evaristo da

Resumo

As empresas têm buscado cada vez mais atender as exigências do mercado, acompanhando o crescimento tecnológico. Para isso, muitas empresas têm recorrido à assessoria externa para realinhar seus processos e atividades, assessoria essa que estuda o caso da empresa e apresenta estratégias para melhorias em setores específicos ou de forma geral para empresa, causando impactos nos setores da empresa. Este estudo de caso abordou como teoria os temas: consultoria e marketing, abrangendo os subtemas: 4P’s, endomarketing, logomarca e marketing digital, na busca de identificar os impactos causados no Marketing da empresa ICON após uma consultoria externa. Para realização da pesquisa de característica qualitativa, foram realizadas pesquisa documental e entrevistas realizadas com o representante da empresa de consultoria e um representante do setor de marketing da empresa ICON. As entrevistas aconteceram por troca de e-mail, onde foi enviado o arquivo em Word e posteriormente devolvido pelos entrevistados com suas respostas. A pesquisa documental reuniu 30(informativos internos, edital, revista impressa e digital, vídeos, e-mail, fotos) documentos relacionados a empresa, as mudanças e melhorias ocorridas após a consultoria. Os dados da pesquisa foram analisados a partir de da orientação de pesquisa documental e análise de conteúdo. Os resultados sinalizaram mudanças significantes no setor de marketing: reformulação da logomarca, reposicionamento da empresa, comunicação interna e externa, endomarketing, no qual as ações foram intensificadas. No tocante ao marketing digital identificou-se que houve aprimoramento nas ações de divulgação da marca intensificando a comunicação através das redes sociais, alinhadas as melhorias ocorridas nas demais áreas, apesar da consultoria não ter trazido apontamentos específicos para o marketing digital da empresa. Ainda, foi possível perceber mudanças na estrutura física, como reforma da fachada da empresa, apresentando a nova logomarca, e também ações de incentivo à sustentabilidade, como reutilização das caixas dos produtos, sendo estas também não designadas pela consultoria. Portanto, de forma geral, o processo de consultoria trouxe mudanças significativas nos elementos de comunicação, posicionamento e marca e endomarketing, que acabaram por desencadear ações na estrutura interna e marketing digital, fundamentais para sucesso da organização e para buscar novo espaço de mercado.

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