O instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso no supermercado nova compra

Rodrigues, Tuanni Carlos

Resumo

O marketing digital e uma estratégia importante que as empresa vem utilizando, desenvolver essa estratégia se tornou um diferencial para as empresas crescerem e se firmarem no mercado. Essa estratégia é aplicada na internet e nas redes sociais exemplo o Instagram. O Instagram é a rede social, mas usadas pelas empresas hoje em dia. Essa pesquisa tem como objetivo geral verificar como o Instagram vem sendo utilizado pelo Supermercado Nova compra que está situada na cidade Lucena. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa básica do tipo estudo de caso. Para coleta de dados foi desenvolvida uma pesquisa documental e aplicada entrevista com a gestora da organização. O instrumento de coleta de dados foi elaborado um roteiro de entrevista foi composto de 17 perguntas que foi dividido entre questões iniciais motivações para o uso da ferramenta, marketing digital e os 4Ps, estratégia digital, resultados/métricas do Instagram e por fim perspectiva para o futuro como o uso da ferramenta. Já a pesquisa documental resultou de um corpus da pesquisa composto por 44 documentos dos tipos: vídeos, fotos, postagens advindas dos recursos Feed, Reels, Stories do Instagram e o Whatsapp. Os dados da pesquisa foram analisados a partir da análise de conteúdo e resultaram nas categorias: Mercado e Instagram, marketing digital e 4PS, estratégias de marketing digital e resultados/métricas no Instagram. Os resultados indicaram que a empresa aplica estratégias de marketing de conteúdo, mídias sociais, marketing viral, publicidade e monitoramento, entretanto e-mail ainda não é utilizado como ferramenta. A respeito aplicação dos 4Ps percebeu-se que a empresa vem desenvolvendo um processo de gestão do mix, mostrando que foca mais no produto, preço e nas promoções. Em relação a vendas verificou-se que aumentaram 20% com o uso do Instagram. Deste modo, percebe-se que a empresa faz um volume considerável nas redes sociais para alavancar as vendas da empresa e que pode aprimorar outros elementos que gerem maior engajamento e interação nos posts por parte dos consumidores.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.