As contribuições da música como recurso didático no ensino de literatura
Cavalcante, Josinaldo
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar as contribuições da música no processo de mediação pedagógica nas aulas de Literatura. Como é sabido, o desenvolvimento do ensino de Literatura, por diversos motivos, muitas vezes não tem ocorrido nas escolas públicas brasileiras de maneira satisfatória e são diversos os fatoresque tem contribuído para isso, dentre eles estão a falta de hábito de leitura, por parte dosestudantes, e a não utilização, por parte dos professores, de ferramentas que possam contribuir no despertar do interesse dos educados para o estudo de textos literários. A metodologia utilizada para o alcance dos objetivos elencados foi a pesquisa bibliográfica, por meio da qual se buscou em trabalhos de estudiosos embasamentos teóricos para a nossa discussão. Dialogaram com esta pesquisa os autores: (SNYDERS, 1992), (BRÉSCIA, 2003), (Ferreira, 2005), (Loureiro, 2003), Libâneo (1998), Minayo (1994), Zilberman (1990), Candido (1985), Freire (1996; 2000), dentre outros. Com este trabalho, mesmoconsiderando as limitações presentes em uma pesquisa bibliográfica, ficou evidente que a música enquanto um artefato cultural que é tão antigo quanto a história da própria humanidade e constitui-se em um importante instrumento de mediação pedagógica a ser utilizada no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo não somente para uma melhor compreensão de determinados conteúdos por parte dos estudantes, mas também no sentido de proporcionar uma abordagem lúdica dos conteúdos da disciplina.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.