A importância da literatura de cordel na leitura oral no ensino fundamental II

Souto, Michely Sampaio Casado

Resumo

O presente artigovisa compreender a importância da Literatura de Cordel na sala de aula, apresentar de forma breve a história da origem do cordel, assim como as suas características, e refletir sobre as suas contribuições para o aperfeiçoamento da oralidade dos estudantes no Ensino Fundamental II, tendo em vista que esse gênero literário pode proporcionar um melhor conhecimento cultural da região Nordeste aos estudantes, por meio da construção de aulas atrativas, criativas e lúdicas. Desse modo, realizamos uma pesquisa qualitativa, complementada por uma investigação bibliográfica, que nos possibilitou um aprofundamento teórico a partir das concepções de: Abreu (1999), Lemaire (2010),Cosson (2009), Pinheiro (2002), Alves (2013). Para tanto, houve também, no decorrer do trabalho, uma proposta de leitura, a partir do cordel O Dinheiro ou O Testamento do Cachorro, de Leandro Gomes de Barros. Assim, foi possível discutir e reforçar a importância da cultura local, regional e nacional de um povo, com ênfase na cultura nordestina, podendo observar que a literatura de cordel pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da oralidade, curiosidade, criatividade, o gosto pela leitura e o pensamento crítico dos estudantes.

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