Variação linguística regional: uma abordagem em livros didáticos de Língua Portuguesa do ensino fundamental II

Silva, Jhose Anne Ferreira da

Resumo

A língua expressa a identidade cultural de determinado grupo ou classe social, logo, resulta da junção de um conjunto de variedades existentes, sendo estas regidas por fatores extralinguísticos e intralinguísticos. No ambiente escolar, o ensino da variação linguística é muito importante, pois aproxima o aluno ao estudo do português brasileiro e das interações sociais que as envolvem. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar a abordagem sobre variação linguística regional em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de cunho documental com três coleções didáticas da editora Moderna: “Se Liga na Língua”, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi; “Singular e Plural”, de Marisa Balthasar com Shirley Goulart; e “Araibá Mais-interdisciplinar”, de Mariza Martins Sanchez, aprovadas no edital 01/2018 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD 2020, válido de 2020 até 2023. Observou-se que a variação linguística regional nas coleções analisadas é trabalhada dentro dos gêneros tirinha, cartum, anúncio, poema, verbete e receita culinária. Os níveis de variação linguística trabalhados com maior incidência foram o campo fonético-fonológico e lexical. Já as regiões cujo registros foram predominantes nas atividades sobre variação linguística regional foram Sudeste, seguida do Sul e do Nordeste.

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