Multiletramentos e gêneros digitais: as atividades de leitura e escrita no livro didático de Língua Portuguesa

Silva, Tarcia Paulino da

Resumo

O presente artigo, visa compreender como são construídas as atividades de leitura e escrita, no livro didático de Língua Portuguesa, referentes aos gêneros digitais, tendo em vista a contribuição para o desenvolvimento de uma aprendizagem baseada na perspectiva dos multiletramentos. Para a investigação tomamos por objetivos específicos: (1) identificar quais são os gêneros digitais e como os multiletramentos aparecem nas atividades de leitura e escrita do livro didático do ensino médio, (2) analisar, a partir do conceito de Multiletramentos, proposto pelo Grupo de Nova Londres (2006), a função da escola no contexto da era digital, discutindo o conceito e as formas de letramento da/na era digital; e (3) refletir sobre a prática pedagógica e os Multiletramentos no contexto da era digital. A metodologia utilizada na realização dessa pesquisa foi análise de conteúdo conforme Bandin (2011) enquanto procedimento da abordagem qualitativa. Para tanto selecionamos o livro do ensino médio, “Multiversos: Língua Portuguesa, dos autores Maria Tereza Rangel Arruda Campos e Lucas Kiyoharu Sanches Oda. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2020” distribuído pelo Programa Nacional do Livro didático (PNLD) e analisamos a maneira como os multiletramentos se apresentam nas atividades de leitura e escrita. Assim, observamos que as atividades do livro didático em questão apresentam gêneros que se caracterizam como multissemióticos e multimodais, bem como propostas de produção de texto que podem contribuir para o aprimoramento do senso crítico, na promoção dos multiletramentos e na aprendizagem de novas concepções de linguagem.

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