A violação de máximas conversacionais em tirinhas de Armandinho

Vieira, Rodrigo Gabriel

Resumo

A teoria das máximas conversacionais tem servido para auxiliar na compreensão dos processos que regem o uso da linguagem em diversos contextos. O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel da violação de máximas conversacionais em tirinhas de Armandinho. Posto isto, utilizamos como corpus de análise cinco tirinhas do personagem Armandinho, extraídas da rede social Tumblr e criadas pelo ilustrador Alexandre Beck no ano de 2009. Como fundamentos teóricos, nossa pesquisa buscou respaldo nos autores Pinheiro; Espíndola (2012); Wilson (2008); Grice (1982); Verceze (2016); Levinson (2007); Leão (2013); Bezerra (2017) e entre outros. Para a técnica de análise das tirinhas, tivemos como base norteadora o princípio do campo da Pragmática conhecido como a Teoria de Grice (1982) e suas respectivas violações das máximas conversacionais. A metodologia se pautou em uma pesquisa de cunho descritiva, de natureza qualitativainterpretativa em torno do gênero textual tirinha, levando em consideração, particularmente, os exemplares produzidos com o personagem Armandinho. Em suma, como resultado da nossa pesquisa, constatamos que a violação das máximas conversacionais estabelece uma estratégia discursiva nas tirinhas de Armandinho, levando em consideração que os textos já se propõem a provocar um efeito de sentido de humor e de fazer jogo com o uso das palavras. Ademais, observamos que a violação das máximas conversacionais nas tirinhas viabiliza outras capacidades de leitura, ampliando novas compreensões de um texto curto, porém amplo no sentido de causar novas interpretações. Por último, verificamos que a violação das máximas nas tirinhas de Armandinho não está presente apenas na linguagem verbal, mas é também efetivada na modalidade comunicativa dos signos visuais, isto é, através da linguagem não verbal.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.