O uso das ferramentas digitais na formação de professores no Curso de Letras-EaD Língua Portuguesa do Instituto Federal da Paraíba

Lima, Lidiane Gonçalves Barbosa

Resumo

Este estudo apresenta resultados obtidos em atividades desenvolvidas com o objetivo de identificar como as ferramentas digitais utilizadas no curso de Licenciatura em Letras a Distância com Habilitação em Língua Portuguesa do IFPB contribuem para o engajamento e produção de conhecimento dos alunos. Este trabalho é fruto de projeto de pesquisa fomentado pelo Edital nº 03/2021 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para a Educação a Distância (PIBIC-EaD). Foram recolhidos dados de questionário diagnóstico aplicado a 122 discentes graduandos a partir do segundo até o oitavo período do curso de LetrasEaD. Esse quantitativo de participantes é composto por alunos dos Campus João Pessoa, Picuí, Sousa e Campina Grande. As discussões foram amparadas nas perspectivas de Moran (2012), Camargo e Daros (2018), Santiago (2006), nas Diretrizes Nacionais Curriculares para a Formação Docente - Resolução CNE/CP 02/2019, entre outros. O intuito foi responder a seguinte questão norteadora: como as ferramentas digitais têm contribuído no processo de ensino-aprendizagem do curso de Letras-EaD Língua Portuguesa do Instituto Federal da Paraíba? Nas etapas seguintes foram analisados os resultados provenientes da coleta de dados, a partir de questionário aplicado com alunos do curso. Além disso, foram delineadas sugestões de atividades que favoreçam o processo de ensino, ou seja, que possam tornar as aulas mais atrativas, melhorando o engajamento e a produção de conhecimento dos alunos. Nesse sentido, o estudo culminou na elaboração de um manual didático, como proposta para auxiliar os docentes do curso, assim como, estendendo-se aos futuros professores, apresentando opções de usos das FD, com sugestões de atividades, elaboradas pela pesquisadora, e quais competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são atingidas. Os resultados da pesquisa evidenciam que as ferramentas digitais são apresentadas no curso de Letras, e estão sendo trabalhadas no processo pedagógico de ensino, ou seja, os professores em formação estão sendo conduzidos para atuar na sala de aula na era digital. Ademais, os alunos reconhecem tal importância para o apoio no desenvolvimento de aprendizagem, porque auxiliam, contribuindo com um melhor conjunto de possibilidades para um maior desempenho de aquisição de conhecimento.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.