Estratégias de leitura no ensino remoto para alunos do ensino fundamental II: “Um apólogo”, lição que nos ensina

Confessor, Mirian Gomes

Resumo

Este artigo discutirá a utilização de estratégias de leitura, utilizando como base o conto “Um Apólogo” de Machado de Assis, para minimizar o impacto de aprendizagem nas aulas virtuais síncronas e assíncronas nas turmas dos 6º anos A, B e C da EMEF Professor Nino. O momento que estamos vivenciando é bem propício para analisar como melhorar a prática pedagógica no tocante a leitura dos alunos, visto que apresentam neste período de pandemia muitas dificuldades nas aulas remotas. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral incentivar os educandos à prática leitora a partir do conto Um Apólogo, por meios digitais e objetivos específicos: identificar as possíveis fragilidades existentes neste momento atípico em que a leitura de forma virtual não está sendo tão absorvida pelos alunos; e averiguar se existem dificuldades por parte dos educadores em encontrar estratégias de leitura para trabalhar nas aulas online síncronas e assíncronas. Para tanto utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com a contribuição de uma pesquisa de campo. Em meio ao estudo desenvolvido, conclui-se que, com um trabalho efetivo e se munindo de estratégias que atraia o aluno para essas aulas virtuais, essas fragilidades tendem a diminuir, minimizando os impactos negativos que permeiam a aprendizagem, os quais se acentuaram tanto neste momento de isolamento social. A construção deste estudo teve como base vários autores que discorrem sobre as estratégias de leitura, como: Aguiar, (1996), Araújo, (2013), Batista, (1997), Cagliari, (2020), Cervo e Bervian, (2002), Dolz, Noverraz e Schneuwly, (2004), Felício e Gomes, (2013), Gil, (2002), Freire, (1982), Jauss, (1994), Kleiman (1993), Koch e Elias (2006), Machado de Assis, (1896), Melo e Melo (2009), Oliveira, (2010), Solé, (1998) Souza, (2008), Viana et al, (2010), Zilberman, ( 1989).

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.