O olhar da BNCC sobre a oralidade

Oliveira, Antonia Alves dos Santos

Resumo

A oralidade parece ter sido esquecida por um determinado período como prática de ensino no meio educacional, ocupando um lugar de coadjuvante ao longo do processo de formação estudantil. Diante deste cenário, discussões teórico-metodológicas presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trouxeram novos conceitos e métodos para o ensino da oralidade. Dessa forma, este estudo se trata de uma revisão tendo como literatura principal a Base Nacional Comum Curricular, documento publicado no ano de 2018 pelo Ministério da Educação do Brasil. A partir da análise deste documento, este trabalho realiza uma discussão teórica de acordo com a BNCC quanto à oralidade no âmbito do ensino da língua portuguesa e nos processos de aprendizagem. Esta discussão foi embasada principalmente por Marcuschi (2010) e Dolz e Schneuwly (2004). Como resultados principais foram colocados que os textos orais são postos como substrato fundamental para uma prática e desenvolvimento adequados do ensino da oralidade, no entanto, nas situações práticas esta ainda não é uma realidade inteiramente vivenciada. Conclui-se que são destacadas algumas fragilidades ainda presentes na valorização deste tema durante a prática docente, além de existir uma maior imersão de estudos no campo da escrita do que no viés da oralidade. Entretanto, a BNCC estimula um maior desenvolvimento e valorização sobre a oralidade como um pilar fundamental dos eixos de comunicação.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.