INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

BENTO JUNIOR, JOSÉ

Resumo

O trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica acerca da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Irão participar da pesquisa 30 alunos, de ambos os sexos, com idade compreendida entre 18 e 20 anos. Para realizar esta pesquisa, os estudantes devem estar regularmente matriculados numa turma do curso técnico em administração de uma instituição de ensino localizada em Santa Rita, na Paraíba. O tema será trabalhado em três momentos. Na etapa inicial, serão ministradas aulas envolvendo a temática PCD (pessoa com deficiência), introduzindo informações sobre as adaptações físicas e dados sobre cotas. Para isso, serão utilizados materiais impressos, analisados dados estatísticos e materiais de apoio pedagógico para encorajar o debate entre os alunos. Na etapa seguinte será proposta uma visita técnica ao ambiente de trabalho, trazendo a visão de uma pessoa com deficiência, demonstrando que a depender da deficiência as adaptações podem variar. Na terceira etapa, será aplicado um questionário para mensurar o quanto a intervenção irá mudar a visão dos alunos sobre a atuação do PCD no mercado de trabalho. Como resultados esperados, pretende-se que os alunos compreendam que apesar das limitações existirem, é possível que diversas atividades sejam executadas por pessoas com deficiência. O intuito é que os envolvidos percebam a finalidade dos assuntos abordados e os relacionem à atuação profissional do PCD, sendo a intervenção um meio facilitador. Por fim, destaca-se que apesar da existência de barreiras para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, o artigo evidencia a capacidade laboral do PCD e o uso de adaptações para superação das limitações deste público.

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