INOVAÇÃO PEDAGÓGICA APLICADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O CURSO TÉCNICO EM FARMÁCIA

SERRANO, MARIA KAROLINE MEDEIROS

Resumo

O profissional farmacêutico possui diversas atribuições das quais se pode destacar o preparo e administração de medicamentos, epidemiologia, reconciliação medicamentosa, leitura e diagnóstico de exames laboratoriais. Para essas atividades, é necessário o conhecimento de cálculos matemáticos, tornando-se indispensável que profissionais farmacêuticos tenham sólidos conhecimentos matemáticos para realizar esses cálculos. Este estudo tem como principal objetivo desenvolver a capacidade de raciocínio, compreensão, questionamento e interpretação, a partir de levantamentos e/ou execução de tarefas pertinentes à área profissional, permitindo a compreensão da relação entre matemática e tecnologia na organização lógica e sistemática de sentido prático. Para consolidação da pesquisa, traremos uma proposta de intervenção pedagógica a ser aplicada com alunos do curso técnico em farmácia que estejam cursando a disciplina de matemática aplicada. Inicialmente, foram propostas situações-problema predominantes no cotidiano do profissional no âmbito do uso dos cálculos com o objetivo de interligar a matemática que, por diversas vezes, é vista como disciplina isolada, com as teorias e práticas predominantes na formação do profissional farmacêutico. Sequencialmente, em pequenos grupos, os alunos terão a oportunidade de simular uma situação que represente um atendimento e o posicionamento do profissional farmacêutico diante do problema apresentado, objetivando a dinamicidade na atividade e a fuga do método puramente expositivo, buscando interligar os diversos conteúdos trabalhados com a prática profissional. Observou-se que a possibilidade de interligar conhecimentos matemáticos a outras áreas do conhecimento potencializa a aprendizagem e permite uma abrangência de conteúdos. Especialmente na área farmacêutica, na qual é possível se desenvolver a capacidade de raciocínio, compreensão, questionamento e interpretação.

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