ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE DESENHO ARQUITETÔNICO NOS CURSOS TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES

PERÔNICA, DENN’S SANTANA

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de intervenção com enfoque na temática de acessibilidade arquitetônica. Direcionada aos discentes do Curso Técnico em Edificações Integrado e Subsequente ao Ensino Médio, essa proposta pode ser desenvolvida por docentes das disciplinas de Desenho e/ou Projeto Arquitetônico e tem o objetivo de promover uma discussão sobre os conceitos relacionados à acessibilidade e o contato com as leis e as normas técnicas existentes. Metodologicamente, a proposta sugerida consiste em avaliar a acessibilidade de uma praça pública municipal, resultando num projeto de reforma a ser elaborado pelos alunos para propor as adaptações necessárias com base nas normas técnicas estudadas. Para isso, são sugeridas cinco ações para a concretização da intervenção, com estimativa de 14 horas/aulas para a duração total. Espera-se que a implementação dessa atividade possa contribuir para a formação de profissionais capacitados e comprometidos a projetar espaços acessíveis e que favoreçam a inclusão social.

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