APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA DISCIPLINA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

SILVA NETO, JOÃO ANTONIO DA

Resumo

A escassez de colaboradores qualificados no mercado gerou uma crescente demanda por cursos que conseguissem entregar profissionais prontos. Assim, as instituições de ensino adotaram metodologias que subordinam as práticas realizadas às teorias estudadas, formando profissionais mais qualificados, em tese. Contudo, o par teoria/prática é insuficiente para acomodar os tipos de conhecimento que são objeto de aprendizagem. Tal dicotomia produz uma prática educacional tradicional, exatamente o que o ensino profissional não precisa. Nesse contexto as metodologias ativas podem ser usadas como uma forma de contribuir para construção de uma aprendizagem contextualizada e relevante para educação profissional e tecnológica. Este estudo verificou os ganhos em experiência e aprendizado de alunos, analisando a execução de uma atividade e avaliando a eficácia da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) frente ao currículo sugerido. Sendo desenvolvido com duas turmas dos cursos técnicos subsequentes de mecânica e automação industrial de uma escola técnica particular. A disciplina escolhida foi a de Manutenção Industrial, pois apresentou potencial para aplicação das metodologias ativas e, ainda, colaboração com empresas locais. Por fim, verificou-se que o uso da abordagem ABP, mostrou resultados significativos no processo ensino-aprendizagem tais quais: melhora no desenvolvimento das competências relacionados ao currículo e desenvolvimento pessoal do indivíduo.

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