LETRAMENTO DIGITAL NO CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO: reflexões a partir de uma proposta de intervenção pedagógica

OLIVEIRA, NAYARA SOARES DE

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica na perspectiva do Letramento Digital para a disciplina de Português Aplicado ao Turismo, que se encontra dentro da estrutura curricular do Curso Técnico em Guia de Turismo, idealizada inicialmente para a Escola Cidadã Integral e Técnica Benjamin Maranhão, localizada no município de Araruna-PB. Este planejamento foi traçado com o objetivo de colaborar para a formação dos discentes no que diz respeito às técnicas para a produção de panfletos, avisos e convites para determinados eventos relacionados à área turística. Desse modo, como suporte teórico utilizou-se como referências principais: Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996); Costa e Coutinho (2018); e ainda Castells (1999) e Soares (2002). A metodologia escolhida para essa proposta foi uma aula expositiva com o aplicativo CANVA, e em seguida uma oficina prática de manuseio e confecção de cartazes virtuais, tendo como previsão uma avaliação coletiva para observação das aprendizagens envolvidas no processo. Nesse sentido, a proposta de intervenção aqui apresentada demonstra potencialidades educativas, pois pode favorecer a construção de conhecimentos pertinentes para o desenvolvimento prático dos cursistas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.