INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: OFICINAS PARA GESTANTES NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA

COSTA, JÉSSICA MONYQUE VIRGULINO SOARES DA

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma proposta de intervenção pedagógica em um Curso de Enfermagem, no componente Estágio Curricular Supervisionado, com o intuito de promover uma gestação, um parto e um puerpério saudáveis nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município de Sapé-PB. A educação em saúde voltada para gestantes tem o propósito de lhes proporcionar autonomia e empoderamento, para que elas se tornem agentes de seu contexto gravídico-puerperal, por meio de metodologias ativas que visem ao desenvolvimento saudável do binômio mãe-filho (a). Para tanto, realizou-se um planejamento com base nas ações de promoções de saúde, que envolveu oficinas com gestantes, com o intuito de lhes passar informações acerca da importância de assuntos pertinentes à gestação e de oferecer uma rede de apoio emocional, que é uma lacuna, muitas vezes, não preenchida em seu contexto familiar. Como bases teóricas, recorremos aos pressupostos do Ministério da Saúde (2014), de OHL et al. (2016) e de Pavanatto (2014). Essa é uma ação em construção, porque as oficinas estão em desenvolvimento de acordo com o cronograma de estágio.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.