Letramento e gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa: uma articulação necessária

Gomes, Maria Solange Dário

Resumo

Mediante discussões realizadas nas áreas de Educação e Linguística, percebe-se o quanto o uso dos gêneros textuais é essencial para a construção do ensino de Língua Portuguesa (LP) sob uma perspectiva de letramento, contribuindo para a contextualização do ensino da língua e sua compreensão sistemática a partir de uma abordagem fundamentada nas práticas sociais. Neste sentido, objetivou-se compreender a importância do letramento a partir dos gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica com dados analisados sob uma perspectiva descritiva, de natureza básica e fundamentada em uma abordagem qualitativa. O trabalho fundamenta-se no aporte teórico de autores como Freire (2011), Kleiman (2005, 2006), Marcuschi (2008), Rojo (2010), entre outros teóricos que discutem temáticas inerentes ao uso da língua e suas especificidades nas práticas e interações sociais. Destacam-se as transformações no ensino de Língua Portuguesa a partir da perspectiva discursiva de linguagem, as práticas de letramento no contexto da sala de aula e as contribuições dos gêneros textuais para o processo de ampliação do letramento dos educandos a partir do uso da língua como ferramenta utilizada nas diversas interações sociais.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.