Proposta de ensino do modo imperativo na produção do gênero campanha publicitária por meio de sequência didática para turma do 7° ano do ensino fundamental

Almeida, Adriana do Nascimento

Resumo

O ensino de língua portuguesa no Brasil, durante muito tempo, priorizou conteúdos gramaticais como se todos os eventos da língua se resumissem basicamente à gramática. Com o passar do tempo, já percebemos mudanças nessa postura, visto que novas estratégias de ensino de gramática, presentes em grande parte das escolas brasileiras, buscam dar conta de um novo processo de ensino-aprendizagem que seja mais significativo e produtivo para os estudantes. Para isso, buscaram superar a ideia de ensino de língua focado na memorização para dar lugar a uma prática docente centrada em situações linguísticas presentes nos diversos domínios discursivos, materializados numa diversidade de gêneros textuais orais e escritos. Com base nestas constatações, propomos como objetivo principal propor uma sequência didática a respeito do ensino na escola, a partir da compreensão e uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa. Para isso, é feito um estudo sobre o gênero textual multimodal campanha publicitária, com ênfase na exploração do modo verbal imperativo. Para dar conta deste projeto de ensino, usaremos a base teórica sobre sequência didática, proposta por Schneuwly; Dolz (2004), por ser um recurso importante para auxiliar o trabalho do professor no ensino de gramática em sala de aula. Para suporte teórico a este trabalho, contamos com os estudos dos seguintes autores: Geraldi (2012), Marcuschi (2008), Antunes (2003, 2007, 2014), Schneuwly (2012), bem como os documentos oficiais que tratam sobre o ensino de língua materna (PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e as Orientações Curriculares Nacionais, 2013). No tocante à metodologia escolhida para a realização desse estudo, quanto à natureza do trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória a partir de levantamento de Documentos Oficiais da Educação brasileira, bem como levantamento bibliográfico sobre o tema aqui apresentado. Apresentar uma proposta de trabalho com sequência didática para o ensino de gramática, nas aulas do 7° ano de língua portuguesa, é uma forma de mostramos que é possível mudarmos o modo como esse ensino sempre foi realizado; quer dizer, um ensino prescritivo centrado na memorização de regras.

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