Ensino da oralidade à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino médio: um estudo comparativo

Gomes, Jayne Macedo Barros

Resumo

A partir da criação de diversos documentos oficiais que tratam sobre a educação escolar brasileira, significativas mudanças ocorreram na organização da Educação Básica. Dentre elas, encontramos novos fundamentos pedagógicos do ensino de Língua Portuguesa, sendo o desenvolvimento de competências sua base estrutural, por meio do ensino de diferentes linguagens como instrumentos importantes para o domínio da língua materna. Essas mudanças estão nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Médio (PCNs-EM) e na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa para o Ensino Médio (BNCC-EM). Embora isto pareça ser incontestável, um ponto parece-nos importante de ser abordado: Sabendo que as práticas da oralidade são importantíssimas para o desenvolvimento social, intelectual e cidadão dos estudantes, de que forma essa modalidade da língua se apresenta nos PCNs e na BNCC? Outro ponto importante: com a criação de uma Base Nacional Comum Curricular, após quase duas décadas de criação dos PCN, houve algum avanço quanto à abordagem do trabalho da oralidade, no Ensino Médio e no componente curricular de Língua Portuguesa, quando comparamos a BNCC-EM com os PCNs-EM? Olhar atentamente para essa questão é de suma importância, pois o trabalho com a oralidade necessita ter seu lugar de destaque nas aulas de língua portuguesa, visto que, por décadas, a modalidade escrita dominou quase que a totalidade dos programas de ensino da Educação Básica. Diante dessa realidade, é importante olharmos para os Documentos Oficias da Educação Nacional para que possamos entender quais foram esses avanços e de que modo se apresentam na BNCC-EM de Língua Portuguesa, a partir de uma análise comparativa com os PCNs-EM, Língua Portuguesa. Para alcançarmos esse objetivo, a metodologia adotada foi a pesquisa documental e bibliográfica, por ser um projeto cujo foco é a análise de Documentos Oficias da Educação brasileira. Para a pesquisa Documental, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, do componente curricular Língua Portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, componente curricular Língua Portuguesa. Na pesquisa bibliográfica, contamos com obras que tratam sobre o tema desse estudo, sendo os principais: MARCUSCHI (2008), ANTUNES (2003), GERALDI (2015), SCHNEUWLY & DOLZ (2004). Fazer um estudo dessa natureza é de suma importância, pois a modalidade oral, que está presente em ambientes e situações formais e/ou informais, materializada em gêneros textuais orais, como, por exemplo: palestras, apresentação em seminários, apresentação de telejornal, apresentação de trabalho acadêmico, entrevista de emprego etc, precisa ter seu espaço garantido nos projetos de ensino da Educação Básica, bem como estar presente nas diretrizes que orientam a prática docente em sala de aula.

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