ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES: UM OLHAR INVESTIGATIVO PARA AS DIFICULDADES DOS DISCENTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nascimento, Randal Ferreira do

Resumo

A educação e a aprendizagem matemática estão ligadas a diversos elementos, como metodologia, relação professor aluno, formação, planejamento e dentre outros. Os alunos e alunas do 6º ano do Ensino Fundamental apresentam dificuldades no processo de ensinar e aprender, que se torna complexo. Com base nisso, a presente pesquisa objetiva promover uma discussão teórica em torno da questão do ensino aprendizagem do conteúdo Frações no 6º ano do ensino fundamental, analisando possíveis causas das dificuldades apresentadas pelos discentes na compreensão do conteúdo, sobretudo, identificando estratégias metodológicas que podem ser utilizadas em sala de aula. A metodologia utilizada nessa pesquisa será descritiva, exploratória e de caráter básico. Sua base metodológica prima por uma análise qualitativa de dados coletados, a partir de questionários realizados com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, aguçando um olhar sobre as causas das dificuldades apresentadas pelos discentes. Caracteriza-se também como estudo de caso, porque é composta por três fases: uma exploratória, outra de sistematização de coleta de dados e delimitação do estudo, e a última de análise e interpretação das descobertas.

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