O DEBATE COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO PARA DISCIPLINA MECÂNICA DOS SOLOS: ESTUDO DE CASO

MACIEL, PRISCILA DE SOUZA

Resumo

O uso dos debates como metodologia ativa de ensino é de grande valia para a formação dos alunos. Na disciplina de Mecânica dos Solos, tendo em vista o conteúdo muito extenso relacionado a aritmética, muitos alunos sentem dificuldade de acompanhar a matéria e de associá-la a aplicações do cotidiano. Logo, o objetivo do trabalho ora apresentado é conduzir uma aprendizagem dinâmica onde os alunos pesquisem, questionem e discutam o tema da disciplina em uma perspectiva técnica e também social. Para tanto, apresentou-se uma proposta de intervenção em que os alunos construíam um debate sobre a hipótese de reabertura da mineradora Samarco após a tragédia ocorrida em Mariana em 2015 Observou-se que os alunos consideraram que o debate os motivou a estudar mais e serem mais participativos nas aulas. Após as atividades, os discentes se mostraram mais empáticos quanto à situação dos atingidos pela tragédia e com maior senso crítico para a debater, mostrando assim como essa metodologia tem potencial para a melhoria da compreensão da disciplina e para a formação do cidadão.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.