AS FAKE NEWS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT): UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO CONTRA A DESINFORMAÇÃO AMBIENTAL

SILVA JÚNIOR, JOSEELDO PEREIRA DA

Resumo

Este artigo objetiva apontar uma proposta de intervenção para a Educação Profissional e Tecnológica enquanto instância para o enfrentamento das fake news ambientais. Nosso empenho se sustenta no pressuposto de que somente pela e na educação será possível construir senso-crítico coletivo em relação às desinformações produzidas pelas fake news, de modo que a sociedade possa saber lidar criticamente com os efeitos nocivos que a “mentira organizada” fabrica nas esferas políticas e sociais. Para tanto, optamos pela construção de um jogo como elemento que, como parte da Educação Profissional e Tecnológica, poderá contribuir para a avaliação das fake news no âmbito ambiental e, consequentemente, mostrar em outros campos de saber a relação entre a verdade e as fake news. Como metodologia para atingir o objetivo, adotamos os Jogos de Aprendizagem como instrumento de pesquisa, na medida que este método possibilita a criação de jogos e, igualmente, o estreitamento da relação aluno-conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que, como apontado nos resultados, o jogo “Salve o Planeta das Fake News”, produzido para este estudo, serve como importante ferramenta de tomada de consciênncia contra as desinformações ambientais. No mais, em relação ao aporte teórico, por se tratar de um trabalho interdisciplinar, nos subdiamos, entre outros autores, nas contribuições de Boller e Kapp (2018), Paulo Freire (1979; 1967) e Foucault (2014; 2017; 1999).

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