DINÂMICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

OLIVEIRA, MISAEL SOUTO DE

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia para o ensino de qualidade no curso técnico em automação industrial. A forma de avaliar a qualidade segue oito princípios estabelecidos por Garvin (1987): desempenho, características, confiabilidade, conformidade, durabilidade, atendimento, estética e qualidade percebida. Esta metodologia permite que os educandos compreendam como avaliar um produto, desde o projeto, execução e finalização. Considerando o alto grau de abstração dos conceitos subjacentes às dimensões da qualidade, este artigo apresenta uma forma de facilitar a aprendizagem deles por meio da aplicação de uma dinâmica de ensino que utiliza a filosofia de aprendizagem ativa como eixo metodológico. A dinâmica proposta consiste na construção de uma pirâmide de papel. Para isso, a turma foi dividida em equipes, com divisão de tarefas, planejamento do produto, como estabelecimento das matérias primas e quantidade e execução. Os princípios da qualidade podem ser implantados desde o projeto de produto até o uso pelo cliente. A contribuição deste trabalho é o estabelecimento de um roteiro proposto para que os professores da disciplina de qualidade e produtividade, gestão da produção ou introdução a qualidade possam utilizar para a aplicação dos princípios da qualidade, associando teria a prática.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.