Propostas didático-metodológicas para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos

Nascimento, Stéfany Cardôso do Nascimento

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias do ensino da língua portuguesa na modalidade escrita para o aluno surdo, refletindo sobre o processo de ensinar o português como segunda língua para esse alunato no fundamental II. Para tanto, adota-se a abordagem de cunho qualitativo, sendo o tipo de pesquisa a bibliográfica e exploratória, elaborada a partir de trabalhos acadêmicos publicados entre os anos de 2012 e 2020. Para nortear esta pesquisa, utilizam-se osseguintes autores: Peixoto e Viera (2018), Strobel (2008), Almeida (2013), Alves (2020), Frutuoso e Cabral (2021), Lima (2014), Pereira (2014), Quadros e Schmiedt (2006). Como resultados, constata-se que o ensino da língua portuguesa para alunos surdos está diretamente ligado ao uso de recursos imagéticos e à formação do professor, que deverá ser voltada completamente para o ensino do português como segunda língua, dominando a Língua de Sinais e as particularidades culturais da pessoa surda. Conclui-se, assim, que para o ensino do português acontecer de forma eficaz o educador deverá trabalhar com metodologias focadas no uso de imagens e atividades contextualizadas, utilizando a Língua Brasileira de Sinais e a língua portuguesa, proporcionando múltiplos conhecimentos ao aluno surdo.

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