A importância das práticas extensionistas do Núcleo de Ensino em Gestão e Negócios para o processo de construção das diretrizes do administrador: um estudo de caso.

Fernandes, Aline Brito de Morais

Resumo

Mediante a necessidade por profissionais de administração cada vez mais adequados ao cenário da globalização no âmbito organizacional, surge a necessidade das Instituições de Ensino Superior adequarem seus cursos de graduação em administração ao mercado de trabalho vigente, através de práticas que permitam o desenvolvimento das diretrizes/competências fundamentais ao perfil de um administrador. Tendo isso em vista, buscou-se nesta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, analisar a relevância das práticas extensionistas do Núcleo de Ensino em Gestão e Negócios (NEGN), para o processo de construção das diretrizes do administrador, nos discentes do Curso Superior de Bacharelado em Administração (CSBA) do IFPB – Campus João Pessoa. Para tanto, foram realizadas, observações, análises documentais e entrevistas guiadas. A amostra do tipo não- probabilística, por acessibilidade e conveniência, é composta por um total de 06 (seis) entrevistados, todos formandos do curso de graduação em administração do IFPB – Campus João Pessoa, membros atuantes no NEGN desde o início do seu processo de revitalização. A pesquisa é caracterizada por uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, de modo indutivo, obtendo como resultado principal a constatação de que as práticas extensionistas do Núcleo de Ensino em Gestão e Negócios (NEGN) são fundamentais ao processo de construção das diretrizes/competências do administrador, nos discentes do Curso Superior de Bacharelado em Administração do IFPB – Campus João Pessoa. Por fim, entende-se que o NEGN, através de suas ações extensionistas, permite que os discentes em questão coloquem em prática as teorias abordadas em sala de aula e que se respaldam nas diretirzes do administrador. Tal como, favorece o cumprimento da função social da universidade, ou seja, a troca de conhecimento por meio da relação UNIVERSIDADE x SOCIEDADE (CONHECIMENTO CIENTÍFICO x CONHECIMENTO COMUM).

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