Diagnóstico organizacional numa instituição educacional e profissionalizante: desafios enfrentados pelo SENAC - Unidade Móvel - PB durante a pandemia por Covid-19

Rocha, Wallison Roberto Medeiros

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar as dificuldades na estruturação de aulas remotas implantadas no SENAC - Unidade Móvel, durante a pandemia COVID 19, usando o Modelo Organizacional das Seis Caixas de Weisbord (1976). O SENAC é uma instituição consolidada no Brasil em educação profissionalizante para as melhorias nos processos de desenvolvimento educacional da sociedade em geral, e diante de uma situação de mudanças necessárias em suas rotinas administrativas e pedagógicas, perante a pandemia por Covid- 19 houveram adequações em sua estrutura de ensino, e este estudo foi aplicado com as pessoas que participaram do processo de ressocialização feito no ano de 2020. O estudo pretende apresentar os resultados obtidos em uma pesquisa com 04 respondentes de um universo de 06 colaboradores da unidade móvel e educacional, onde foi realizada a pesquisa, fazendo uma correlação dos indicadores colhidos no estudo com a fundamentação teórica. A amostra foi obtida mediante aplicação de questionário aos colaboradores da gestão do SENAC - unidade móvel, e seus resultados foram definidos como não probabilísticos, sendo esse tipo de amostragem caracterizada por não fazer uso de escolha aleatória para definição da amostra dos resultados da pesquisa por parte do pesquisador. A metodologia utilizada para esta pesquisa é descritiva, aplicada, de natureza quanti- qualitativa, com uso do instrumento no Modelo das Seis Caixas, adaptando formulário para a coleta de dados, com o intuito de avaliar cada caixa, citando desafios que o estudo dessa ferramenta de Weisbord ajuda a identificar, propondo assim melhorias em variáveis específicas que a ferramenta indica e que pode-se encontrar na instituição.

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