Um estado da arte sobre ensino de química para alunos com deficiência visual

COSTA, Anna Karolyna de Araújo

Resumo

A educação inclusiva é um tema extremamente discutido, porém, a prática ainda é insuficiente para um ensino de qualidade que atenda e chegue suprindo todas as necessidades necessárias dos estudantes. Para ter essa inclusão na escola e assim na sociedade, deve-se levar em consideração diversos fatores, a base de apoio dos alunos, qualificação de professores, adequação na estrutura física e uma base fundamentada na comunidade escolar. O presente trabalho tem caráter de revisão bibliográfica denominada de Estado da arte, que tem como objetivo analisar 181 artigos publicados nos eventos e periódicos nacionais na área de Química/Ensino de Química com linha pesquisa sobre Ensino de Química para Alunos com Deficiência Visual, no período (2000 -2020), a pesquisa foi quantitativa, classificando as Regiões; Eixos temáticos; Conteúdos Químicos e Nível de Ensino. Através da pesquisa pode mapear o aumento e diminuição de publicações durantes esses 20 anos, as regiões que apresenta o maior e menor número de artigos/trabalhos divulgados, a modalidade de ensino com maior índice de aplicação, os conteúdos químicos mais citados e quais os eixos temáticos com maior quantidade de publicações.

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