Averiguação das estratégias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Química do IFPB, Campus Sousa

GOMES, Mirelly Alexandre

Resumo

O desempenho acadêmico dos estudantes de graduação tem sido relacionado com o uso adequado das estratégias de estudo e de aprendizagem. Desta forma, é crucial o conhecimento e desenvolvimento dessas estratégias para que o complexo de ensino-aprendizagem seja significativo. O objetivo do presente trabalho foi analisar as estratégias de estudo e aprendizagem dos licenciandos em Química do IFPB, Campus Sousa, relacionando-as ao desempenho acadêmico daqueles nas disciplinas de Química Geral I, Química Orgânica I, Química Orgânica III e Físico-Química II, tendo em vista que estas apresentam maior índice de retenção escolar. Para isso, foram aplicados um questionário sociodemográfico e o LASSI (Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem). O LASSI é um inventário que pode servir como instrumento de auxílio e intervenção para compreender as estratégias de estudo utilizadas pelos alunos e desta forma tentar sanar a retenção escolar. A aplicação do Inventário e do questionário se deu de modo coletivo na sala de aula e durou cerca de 50 minutos. Os estudantes foram orientados a responderem o LASSI pensando na disciplina que fizesse referência a seu respectivo período. Com a aplicação do LASSI, notou-se valores de scores relativamente baixos para todas as disciplinas analisadas e categorias do instrumento. Os resultados mostram que os estudantes podem não estar atentos às estratégias que estão utilizando, ou que nem mesmo as conheçam e, desta forma, não consigam geri-las de modo satisfatório.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.