A abordagem da variação linguística na coleção de livro didáticos “se liga na língua, leitura, produção de texto e linguagem”: um estudo sobre uma perspectiva sociolinguística

Martins, Lívia Maria Macieira

Resumo

Este trabalho pretende, através do olhar sociolinguístico, analisar o tratamento da variação linguística na coleção de livros voltada para o ensino de língua portuguesa “ Se liga na Língua”, e responder se os livros analisados estão de acordo com o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os respectivos ensinos dos anos finais do ensino fundamental, de acordo com a normatização da língua. A pesquisa parte de uma investigação documental, através da coleta de dados dos livros da coleção, e de uma pesquisa bibliográfica, valendo-se, para isso, de alguns autores que estudam o tema, como os sociolinguistas William Labov, Marcos Bagno e Fernando Tarallo. Após a análise da coleção “Se liga na Língua”, dos autores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, concluímos que o material didático é uma ferramenta bastante útil para os professores durante o processo de ensino-aprendizagem, contemplando todas as habilidades preconizadas pela BNCC no que diz respeito ao estudo da variação linguística para as séries finais do ensino fundamental. Entretanto, o livro didático deve ser utilizado como um guia, cabendo ao professor um papel importante na mediação desse conhecimento ao prestigiar as vivências do educando, utilizando-as para reflexão do estudo acerca das variantes linguísticas.

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