O estudo de gênero na literatura infantil: análise do empoderamento feminino na personagem Emília, do Sítio do Picapau Amarelo

Matos, Paula Daniele Torres de Castro

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as questões de gênero na literatura infantil, a partir do empoderamento feminino da personagem Emília, do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, uma obra representativa da literatura infantojuvenil brasileira, publicada em 1930. Por meio de uma metodologia bibliográfica, o artigo evidenciou que a representação de Emília, a boneca de pano falante, traz consigo uma reflexão que ecoa atualmente, ao se aproximar de questionamentos e temas valorizados em nossa sociedade, como a liberdade de expressão, a igualdade de gênero, entre outros. Para entender a personagem Emília enquanto agente social, buscou-se compreender as relações sociais baseadas no estudo da obra ao apresentar uma reflexão sobre a prática da personagem. Procurou-se, também, observar mecanismos utilizados pela Marquesa de Rabicó, tanto nos recortes escolhidos para narração como no seu desenvolvimento na narrativa. Ou seja, foi realizada uma organização sistemática no enredo, tendo como objetivo compreender os sentidos de relações de gênero produzidos em nossa sociedade e como o gênero vem interagindo com discursos emancipatórios para uma conscientização individual e coletiva no empoderamento da mulher e da menina/criança a partir da reflexão social, histórica e cultural.

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