O acervo do PNLD literário: formação de leitores no ensino fundamental II

Freitas, Maria Klécia da Silva

Resumo

Políticas públicas vêm dedicando atenção e realizando ações voltadas ao livro e à leitura, a exemplo do Programa Nacional para o Livro Didático, com vistas à formação de leitores e à promoção da leitura na escola pública brasileira, incluindo a da leitura literária. Este artigo tem como objeto de análise o acervo do PNLD literário, um programa de promoção de leitura literária realizado pelo MEC, que distribui obras literárias, nas escolas, para a realização de ações que contribuam para a formação de leitores autônomos e críticos. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa é verificar como os livros do acervo do PNLD literário 2020 são trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa nas turmas dos 7ºs anos de uma Escola Municipal da Rede Pública de Mogeiro-PB, a partir de informações coletadas de análises do Projeto Político Pedagógico e dos Planos Bimestrais de Língua Portuguesa. Feito esse percurso documental, apresentamos uma proposta de trabalho com enfoque nas obras literárias que compõem o acervo do PNLD literário dessa escola. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa de cunho descritivo- exploratório, para cujo desenvolvimento foram considerados os estudos, sobretudo, de Candido (1989), Colomer (2007), Dalvi (2019), Cosson (2021, 2020), Paiva (2012), Aguiar (2022), Segabinazi, Freitas e Pereira (2020). De modo geral, os resultados apontam dificuldades no desenvolvimento de ações de incentivo à leitura com os livros do acervo do PNLD literário 2020. Diante de tal constatação, a escola, como espaço favorável à promoção de experiências leitoras exitosas, necessita refletir sobre sua função nesse processo, de modo a apresentar uma proposta capaz de propiciar a vivência de obras literárias e de contemplar a formação de jovens leitores

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