A importância da leitura no processo de ensino e aprendizagem: a crônica no livro didático de Língua Portuguesa.

Fonseca, José Lucivanho Quirino de Sousa

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é compreender a relevância da leitura literária para o sucesso do ensino e aprendizagem dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Partindo do pressuposto que o ato da leitura é uma ação multifacetada, sendo compreendida aparentemente como algo simples, esta pesquisa se ocupa em discutir como o livro didático aborda a leitura e apresenta-a para os alunos. Tomando como referencial analítico o livro didático Tudo é linguagem, será pensado o papel da leitura literária dentro do processo de ensino e aprendizagem, investigando suas contribuições para a qualidade do ensino e aprendizagem dos discentes, tomando como base o trato com o gênero crônica. Caracterizada como qualitativa, de natureza básica e com o método dedutivo, a presente pesquisa considera perspectivas como Solé (2003) Gadotti (1982) e Faria (2010), reconhecendo que a leitura tem um papel fundamental na formação dos alunos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.