O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

BEZERRA, PRISCILA DOS SANTOS

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação vêm proporcionando mudanças significativas e exercendo grande influência nos diversos contextos sociais. No contexto educativo, não seria diferente. A inserção dessas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem proporciona ao professor novas estratégias e práticas de ensino. Assim, o presente artigo tem como objetivo abordar algumas considerações teóricas sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como ferramenta docente de grande relevância na construção do conhecimento e realizar um estudo acerca da utilização dessas Tecnologias na Educação Profissional e Tecnológica, mais precisamente no Ensino Médio Integrado. A pesquisa foi realizada através do google acadêmico e parte de uma seleção de cinco trabalhos científicos que serviram de base para análise e investigação dos dados. Desse modo, o artigo buscou abordar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na prática docente como novos recursos tecnológicos que facilitam a aprendizagem e enriquecem a didática do professor. Além disso, ao inserir as tecnologias no cotidiano da sala de aula, os professores buscam proporcionar o conhecimento de forma dinâmica e flexível para alcançar resultados satisfatórios e uma aprendizagem significativa. Assim, o artigo aborda o uso das TDICs para enfatizar a vivência dessas práticas no contexto escolar e como elas refletem de forma positiva na construção da aprendizagem. Contudo, espera-se que essas ferramentas tecnológicas sejam incorporadas na educação como um novo caminho para se trabalhar o ensino e desenvolver um novo espaço de construção do conhecimento e aquisição do saber.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.