Primeiros socorros na escola: aprender, praticar para agir!

Medeiros, Luciana Silva de

Resumo

Esta pesquisa foi elaborada durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, cuja a temática trata sobre primeiros socorros, que são condutas realizadas por um espectador, não necessariamente um profissional da saúde, com objetivo de ajudar pessoas em risco de morte. No ambiente escolar, os alunos e funcionários podem necessitar de cuidados de emergência e se torna essencial o acesso a uma oficina em primeiros socorros. Esse projeto encontra fulcro na promulgação da Lei 10.918, de 7 de junho de 2021, que estabelece a criação do Programa de “lições de primeiros socorros” nos estabelecimentos das redes públicas e privadas de ensino de educação básica do Estado do Rio Grande do Norte. E, também, da Lei no 13.722, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas em primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. O objetivo geral da pesquisa foi promover educação em primeiros socorros para estudantes do Curso Técnico Integrado em Lazer, na forma integrada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Natal- Cidade Alta. Quanto ao aspecto metodológico, a pesquisa é exploratória, bibliográfica, documental, de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o formulário eletrônico, subdividido entre perguntas fechadas e abertas. Os dados quantitativos foram compilados por meio de gráficos e planilhas e para os dados qualitativos foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Como resultado, foi criado e devidamente registrado no INPI um aplicativo, o "APP MOBILE: FIRST AID". Concluiu-se que, apesar da proposta de formação integral, os conhecimentos sobre primeiros socorros dos estudantes eram incipientes. E eles demonstraram interesse em construir conhecimentos sobre a temática, tanto no momento da pesquisa como em outras ações institucionais.

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