Acessibilidade metodológica no ensino de química para estudantes surdos: uma proposta de formação continuada para professores

Monteiro, Regina de Fátima Freire Valentim

Resumo

Este estudo trata da acessibilidade metodológica no ensino de Química para estudantes surdos do Ensino Médio Integrado, do Instituto Federal da Paraíba. O desenho da pesquisa partiu da análise da formação inicial e continuada dos docentes dessa disciplina, com vistas à estruturação de um curso de capacitação. Por meio da identificação de possíveis lacunas na formação dos docentes de Química quanto à acessibilidade metodológica para estudantes surdos e da compreensão dos desafios da prática docente, foi elaborado e desenvolvido um curso de formação continuada com disponibilização de recursos didático-pedagógicos. Desenvolvida em uma abordagem quantiqualitativa, esta pesquisa, de tipo pesquisa-ação pedagógica, adotou como base as seguintes categorias-chave: educação bilíngue para surdos, formação docente e acessibilidade metodológica. Na fase exploratória, verificamos que a formação inicial e continuada dos docentes de Química participantes da pesquisa não contempla satisfatoriamente os conhecimentos necessários sobre as especificidades das pessoas surdas e seu processo de aprendizagem. O diagnóstico realizado subsidiou a elaboração do curso de formação continuada em acessibilidade metodológica no ensino de Química para estudantes surdos, com carga horária de 39 horas. Na fase aplicada, a versão piloto do curso foi desenvolvida na plataforma Google Sala de Aula, no período de 08 de agosto a 10 de dezembro de 2022, certificando 24 cursistas, os quais eram docentes do Instituto Federal da Paraíba, de escolas públicas e privadas da Paraíba e de outros estados e licenciandos de diversas regiões do Brasil. O curso, de tipo autoinstrucional, abordou as seguintes unidades temáticas: Conhecendo a surdez e a língua de sinais; Acessibilidade metodológica; Professor de Química na educação de pessoas surdas; e Educação bilíngue para surdos. A avaliação realizada com os participantes considerou que o curso possibilitou a apropriação de temas, recursos e metodologias relevantes para a garantia de uma melhor qualidade de ensino-aprendizagem para os estudantes surdos. A versão piloto foi atualizada e aprofundada nos quesitos de conteúdo, recursos didático-pedagógicos e estética, sendo disponibilizada em versão definitiva para acesso livre. Com os resultados deste estudo, concluímos ser necessária uma revisão das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura, com a máxima brevidade, para a incorporação de componentes sobre o ensino para pessoas com deficiência, observando a diversidade sob a perspectiva do caráter pedagógico e metodológico associado à prática docente, bem como se faz necessária a promoção de um maior leque de oportunidades de formação continuada direcionadas aos docentes dos componentes das áreas específicas, particularmente, os da Química, partindo de situações de ensino com exemplos concretos da realidade da sala de aula, para além de uma visão limitada nos aspectos teóricos.

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