“Masculinidade hegemônica?”: a concepção sobre masculinidade em meninos no ensino médio técnico-integrado e integral

Genuino, Narciso

Resumo

Na contextura histórico-civilizatória da sociedade patriarcal, a masculinidade hegemônica refere-se à sistemática conjuntural-normativa, cuja valoração cultural institui a dominação fálica como parâmetro de gênero, associada à força motriz da “macheza” (sexismo), cristalizando o arquétipo do “macho” e perpetrando estereótipos de gênero. Diante disso, este estudo objetiva compreender a concepção de masculinidade em meninos no Ensino Médio Técnico-integrado e integral, na Escola Estadual Rosa Pignataro, em Nova Cruz/RN. Em termos metodológicos, a pesquisa classifica-se como aplicada, de abordagem combinada (quantitativa e qualitativa), do tipo exploratória, cuja coleta de dados deu-se por meio de um questionário misto, e cujos resultados foram interpretados à luz da análise de conteúdo. O universo foi de 306 discentes (meninos e meninas), matriculados nas duas modalidades formativas da escola: o Ensino Médio Regular Integral, e o Ensino Médio Técnico-integrado e Integral. Foi feito um recorte de 146 discentes, equivalente aos sujeitos do Curso Técnico de Nível Médio em Manutenção e Suporte em Informática, dos quais foram selecionados os alunos do sexo masculino, perfazendo uma amostra inicial de 69 discentes. Destes, responderam ao questionário 57 meninos, tornando-se esta a amostra real. Os resultados indicaram que a concepção de masculinidade hegemônica, aos poucos, está sendo (re)dimensionada, ora se desdobrando com firmeza, ora se atenuando, sinalizando masculinidades mais “livres”. Assim, o estudo revelou uma gama diversificada de concepções sobre gênero e sexualidade, a partir do paradigma da masculinidade. As atitudes variam, desde aderência fixa a estereótipos de gênero, até concepções liberal-progressistas, destacando a complexidade do tema na sociedade cisheteroneopatriarcal. Em consequência aos resultados, a pesquisa viabilizou um Produto Educacional na escola, tipificado como “Ciclo de Palestras”, intitulado: “'Dominadores Dominados'? a masculinidade na berlinda”, no contexto do ensino de Sociologia. Na pesquisa, conclui-se que a concepção de masculinidade entre os meninos é moldada por construções histórico-sociais e influências cultural complexas, posto que o ideário da masculinidade hegemônica se mostra persistente no imaginário coletivo, aparentemente resistente às suas verdades tradicionais.

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