Ensino na modalidade EJA: uma proposta metodológica mediada pela Informática
Lopes, Boaz Antônio de Vasconcelos
Resumo
Este estudo aconteceu no contexto do ensino da Educação Profissional Tecnológica, nosso objeto foi o ensino de alunos EJA. Alunos EJA são aqueles que por algum motivo econômico-social entrou de forma tardia ou abandonou uma das fases do ensino básico. Em particular, esse escopo de público aprendiz apresenta, de forma recorrente, dificuldade com as disciplinas que envolvem assuntos da área da lógica formal ou tecnológica. Então, como ensinar um tema da Informática para aluno EJA? Por meio do método dialético, a dissertação é de base teórica, com interpretação de dados quantitativos, centrada no desenvolvimento dialógico-cognitivo do aluno, e tem como objetivo propor um método de ensino mediado por uma aplicação de software web para a aprendizagem dialógica de Informática, em uma turma EJA. É fundamentada em um diálogo com quatro teóricos: Jean Piaget; David Ausubel; Lev Vygotsky e Paulo Freire. Uma vez concebido o construto teórico, aplicamos em uma turma adulta do curso Proeja de Administração de Eventos, no IF do Campus João Pessoa, mediado por um programa desenvolvido para web (Produto Educacional-PE). No momento da aplicação do PE formou-se uma Zona de Desenvolvimento Proximal - ZDP e seguiu-se os passos do método de Paulo Freire. Os dados qualitativos foram obtidos usando da observação direta com a intenção de identificar o quanto das práticas espelham os construtores teóricos propostos, centrados no conceito de subsunção. Aplicamos o PE, por meio de um sistema Web, recorrendo a três testes em contextos diferentes em três turmas distintas: uma turma do curso de Informática nível médio do IFPB Campus Princesa Isabel para verificar a qualidade do sistema, uma turma de alunos EJA da Escola Alcides V. Carneiro aplicada no IF de Princesa Isabel e, por fim, na turma Proeja. Foram três testes de lógica computacional com nível de complexidade progressiva, a turma de Informática foi tomada como base de análise. Dessa feita, foram obtidos os seguintes percentuais de acertos na turma de Informática: 50%, 66% e 90%, para turma EJA: 47%, 45% e 57% e, por fim, na turma Proeja: 31%, 31% e 87%, indicando, além de algumas contradições de resultados, mudanças na formação de subsunçores nas diferentes modalidades de ensino.
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