Integrando a química aos cursos técnicos: um livro paradidático no auxílio à prática docente

Batista, Manoel Vanderson Vieira

Resumo

A temática proposta é pioneira, tendo em vista que se trata de um livro paradidático voltado exclusivamente para o ensino técnico, tornando-o um instrumento de caráter inovador. Trata-se de um material, que, além de estreitar os laços da integração curricular, oportunizará a formação de estudantes mais preparados para o mundo do trabalho, como técnicos que serão, bem como cidadãos mais críticos e conscientes. A investigação é de natureza aplicada, abordada em uma ótica quantitativa e qualitativa, do tipo exploratória e explicativa. Participaram da mesma, professores de química do IFPB, Campus João Pessoa, que lecionam no Ensino Técnico Integrado ao Médio, bem como alunos de cursos Técnicos Integrados ao Médio da mesma instituição. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram dois questionários estruturados, através do Google Forms, o primeiro direcionado a alunos e professores, que proporcionaram conhecer tanto o perfil dos pesquisados, quanto as possíveis temáticas para o e-book; o segundo foi direcionado a professores para a análise e avaliação do livro paradidático. Esses questionários foram respondidos de forma virtual. Esse estudo foi submetido e aprovado no Edital no 26/2021 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq, bem como num segundo edital, o Interconecta – Chamada 01/2022, ambos da área temática de processos pedagógicos e metodológicos educacionais. Obteve-se como resultados desta pesquisa, tanto da fase de sondagem quanto da de avaliação do PE, contribuições significativas para a construção do mesmo, pois esse estudo foi necessário para tornar público um instrumento complementar que auxiliará professores e alunos no rumo da integração curricular da base técnica à base comum, servindo de inspiração para outras tantas disciplinas, além de trazer significado dos assuntos apresentados, através da contextualização dos mesmos. Com a pesquisa de sondagem, verificou-se as dificuldades dos alunos, a contextualização e integração curricular de alguns cursos do IFPB, campus João Pessoa, além das possíveis temáticas elencadas para a confecção do e-book paradidático. A validação do produto educacional por parte dos docentes, através das opiniões expressas nos formulários avaliativos, a respeito do e-book, mostrou que ele foi bem avaliado e validado como recurso complementar no auxílio da prática educativa, contextualizando e integrando assuntos da base técnica a disciplina de Química. Pode-se vislumbrar uma replicabilidade deste material, fruto desta pesquisa de mestrado, para outros cursos no mesmo campus e a promoção do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso didático para auxiliar o professor em sala de aula.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.