Educação literária no PROEJA: ensino de leitura no curso técnico em eventos do IFPB

Justino, Elisângela

Resumo

A presente pesquisa propõe provocar reflexões sobre o desenvolvimento da educação literária no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), com mais especificidade ao segmento estudantil do Curso Técnico em Eventos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, a partir de uma perspectiva de ensino capaz de integrar os conhecimentos da educação básica e profissional à formação humana e cidadã. Com base nesse contexto, definimos como objetivo geral desenvolver uma proposta de leitura literária voltada à comunidade leitora que integra o Curso Técnico em Eventos do IFPB. Apresentamos como objetivos específicos: examinar a formação leitora dos estudantes à luz dos documentos que orientam a formação integral no curso de Eventos; diagnosticar a vivência de leitura dos estudantes do 2o período do referido curso, por meio do Produto Educacional denominado Sonda-me – Perfil do leitor: questionário diagnóstico; e, por fim, propor estratégia didática, por meio de círculos de leitura, para mediar o processo de educação literária no Curso de Eventos. Como metodologia para o desenvolvimento do estudo, utilizamos a pesquisa do tipo exploratória com uma abordagem qualitativa, fundamentada nas concepções de leitura e de literatura no contexto da Educação Profissional e Tecnológica com base, sobretudo, em Freire (2006, 1998, 1967), Candido (2011), Dalvi (2021, 2018), Cosson (2021, 2020, 2014), Saviani (2013, 2008, 2007), Frigotto (2009) e Ramos (2008, 2017), entre outros. Os estudos apontaram a necessidade de ampliar estratégias que beneficiem as práticas de leitura no Curso de Eventos, com vistas ao atendimento à dimensão formativa de um sujeito que contemple uma educação literária apropriada aos contextos múltiplos e diferenciados, nos quais os estudantes do Proeja estão inseridos, na interseção dos campos da educação profissional e da formação integral. Nessa perspectiva, como resultados desta investigação, a proposta de Círculos de leitura, desenvolvida mediante prática de leitura compartilhada em grupo, constitui um caminho possível no fomento à formação e à sensibilização da comunidade de leitores ao universo dos bens culturais, formada por jovens e adultos capazes de contribuir humanamente na vida em sociedade, infelizmente ainda desprovida de equilíbrio e justiça social.

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