Educação física escolar, saúde e qualidade de vida: ressignificando práticas pedagógicas para a educação escolar

Santos, Ricardo Braga dos

Resumo

Sabe-se que o ensino médio integrado na educação brasileira existe como uma possibilidade intelectual, física e tecnológica de formação humana, que tem como base o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura. Em sintonia com esses valores, o componente curricular de educação física se propõe a trazer, de forma construtiva, alicerces para uma formação humana integral, melhora da qualidade de vida e, principalmente, romper com o sedentarismo que, atualmente, afeta de forma precoce os jovens de todo mundo. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar e ressignificar as práticas pedagógicas utilizadas em espaços formais e não-formais, aliados ao conceito de saúde e de qualidade de vida, a fim de desenvolver uma cartilha orientadora aos docentes de Educação Física, voltada para o processo de ensino-aprendizagem nos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. A metodologia utilizada envolveu um levantamento de dados com cento e cinquenta alunos do curso de formação de soldados, da Base Aérea de Natal, constituído de aulas teóricas e práticas, com duração de aproximadamente 50 minutos cada, perfazendo um total de 12 encontros. Os instrumentos utilizados foram dois questionários, contendo 10 e 9 questões, aplicados antes e após as ações pedagógicas, respectivamente, de cunho quantitativo. Os resultados obtidos nos mostraram que manter os alunos conscientes acerca da importância da prática de atividade física é fundamental para sua saúde e qualidade de vida. Quanto ao componente curricular, é de suma importância estar sempre atualizando as formas de aprendizagem dentro do ambiente escolar, para que os alunos permaneçam sempre instigados a aprender e a compreender a construção de sua formação humana. Assim, acreditamos que a cartilha desenvolvida nesta obra como produto educacional possa ajudar na formulação de práticas pedagógicas mais inclusivas e agregadoras para o desenvolvimento e formação integral dos estudantes.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.