O Ensino de Células Fotovoltaicas: aprendizagem a partir de uma intervenção pedagógica no Curso Técnico em Sistemas de Energias Renováveis

Freires, José Welder Santos

Resumo

Atualmente a utilização de energias renováveis tem sido uma das principais formas de combate às alterações climáticas em escala global. (LIMA, 2023). Para Bicalho (2014), em meio ao avanço e a inserção das tecnologias, busca-se uma expansão dos sistemas de energias renováveis, uma vez que com crescimento da população mundial e o aumento do consumo energético, a cadeia energética não somente no Brasil sofreu grande sobrecarga, essencialmente, pela elevada demanda global de energia. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) relatou que em 2022 houve avanços significativos no processo de diversificação e transição da matriz energética. O Brasil fechou o ano que se passou expandindo a quantidade de 8.235 megawatts alcançando seu segundo maior resultado, ficando atrás apenas dos números de 2016. O êxito se deve ao avanço das fontes eólicas e solar, (ANEEL, 2022). Portanto, para as necessidades reais da indústria, considera-se que o indivíduo com formação técnica mais engajada e flexível com o setor produtivo, apresenta maiores condições favoráveis ao emprego, sua permanência, e a capacidade de se reinvenção e inovação. Em vista de todas as proposições este artigo tem como principal objetivo apresentar um proposta de intervenção pedagógica pautada na disciplina de células fotovoltaicas, ofertada como parte do currículo da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica – Sousa- PB. Para a referida intermediação será disposto como eixo metodológico uma sequência didática ministrada no decorrer de um semestre (20 semanas) sendo duas a cada semana, em caráter prático e teórico acerca montagem instalação de células fotovoltaicas e módulos solares. As respectivas atividades se darão em caráter avaliativo e conclusivo para o componente curricular da Base Técnica, em particular a disciplina de células fotovoltaicas.

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