Avaliação de Desempenho Docente: uma ferramenta de gestão de pessoas como contribuição de melhoria para o ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado

Kramer, Alecsandro Monteiro

Resumo

A presente dissertação versa sobre Avaliação de Desempenho Docente (ADD) numa concepção contributiva para o processo de aprendizagem aplicado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A investigação foi desenvolvida com o propósito principal de analisar a ferramenta de avaliação de desempenho docente, utilizada atualmente no IFPB, na perspectiva de apresentar um produto educacional que oferecesse subsídios para adoção de estratégias gerenciais, podendo contribuir na melhoria de práticas pedagógicas e revisões metodológicas, e, por consequência, na qualificação do ensino-aprendizagem do Ensino Médio Integrado do Campus João Pessoa. Para tanto, recorreu-se à pesquisa de campo, com uma abordagem qualiquantitativa (mista), valendo-se da pesquisa bibliográfica/descritiva, com traços da documental e exploratória, em algumas situações. A coleta de dados foi realizada a partir de uma população de 211 docentes que atuam no Ensino Médio Integrado, da qual se obteve uma amostra probabilística de 70 professores para a aplicação dos questionários, no viés quantitativo do estudo. Na linha qualitativa, valeu-se de um universo de 27 gerentes ligados à gestão de pessoas e ao ensino, dos quais foram escolhidos oito representantes para a realização das entrevistas semiestruturadas, adotando a lógica da amostra não probabilística intencional. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à planilha eletrônica Excel para análise estatística e produção dos gráficos, e à análise de conteúdos, para atender, respectivamente, as abordagens quantitativa e qualitativa da investigação. Diante dos resultados e ancorados nos teóricos da ADD e da EPT, com revisita aos dispositivos legais que tratam da Reforma do Ensino Médio e do Plano de Carreira do Magistério Federal, desenvolveu-se um instrumento avaliativo docente pelos discentes, via questionário, aplicável por meio de um Software Web/Site Eletrônico, que responde ao objetivo próprio do Produto Educacional. Do estudo, conclui-se que há uma revelação clara que, tanto na percepção dos docentes como dos gestores, a ferramenta avaliativa utilizada no IFPB, a partir do lócus investigado, não traduz a fidelidade e a confiabilidade necessária que se preste a contribuir com o ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado do Campus João Pessoa. Além disso, requer normatização interna, regulamentando o processo de Avaliação de Desempenho Docente (ADD), com os critérios e procedimentos para a concessão de progressão e promoção funcional aos docentes da Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

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