Portfólio interativo escolaciente: da promoção da inteligência coletiva por meio da organização interativa e integrativa dos saberes dispersos no espaço escolar

Nascimento, César Augusto Araújo do

Resumo

A presente pesquisa, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tematiza o potencial de aprendizagens e cooperações próprias às inteligências dispersas no espaço escolar, buscando alargar a compreensão dessa espacialidade (comumente pensada no horizonte de sua disposição física) no sentido da ambiência do que se planeja pedagogicamente no campo da educação (ensino, pesquisa, extensão e gestão). Considerando que o ambiente escolar pode ser coletivamente mais inteligente se educadores(as) e gestores(as) escolares tiverem uma consciência situacional das práticas pedagógicas em projeção e em desenvolvimento, parte da compreensão de que a construção de um mecanismo de mapeamento desses saberes, competências e interesses seria muito eficaz para promover a inteligência coletiva escolar. Partindo dessa premissa, objetiva responder a seguinte problemática: como organizar o espaço escolar de modo a promover a inteligência coletiva que o constitui potencialmente nos sujeitos que o compõem interativamente? Para tanto, prevê investigar o arcabouço teórico que viabiliza o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem cooperativa para a otimização da inteligência coletiva escolar, mais especialmente os conceitos de inteligência, aprendizagem cooperativa, omnilateralidade e educação integrada; desenvolver um software interativo (Portifólio Interativo Escolaciente) capaz de compilar, sintetizar e apresentar as informações coletadas de docentes acerca de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, de modo que os membros da comunidade escolar nele conectados possam tomar ciência e participar das ações pedagógicas em vias de realização. Concluiu que a elaboração de meios de interação escolar – como o software Escolaciente – promove aprendizagens cooperativas e qualificam a proposta de educação integrada, porque contemplam os saberes e experiências de vida dos sujeitos de educação que juntos constituem uma forma de inteligência coletiva a ser constantemente fomentada.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.