Ressignificando as práticas corporais presentes no cotidiano dos alunos do PROEJA

Freires, Antonia Laurentino

Resumo

As Práticas Corporais são um conjunto de produções culturais que se expressam através do corpo, pensando nisso, a Educação Física enquanto componente curricular tem a finalidade de apresentá-las para todas as modalidades de ensino, como é o caso do ProEJA. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um produto educacional para professores de Educação Física sobre as Práticas Corporais presentes no cotidiano a partir de ações pedagógicas realizadas com discentes do Curso Técnico em Agroindústria Integrado Ao Ensino Médio – ProEJA do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Sousa. Metodologicamente, o estudo trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por 06 alunos, que fazem parte de uma das turmas do Curso Técnico em Agroindústria Integrado Ao Ensino Médio – ProEJA do IFPB Campus Sousa, onde aplicou-se um questionário diagnóstico e um questionário avaliativo, utilizando-se a análise de conteúdo, proposta por Bardin. Os resultados demonstraram que o perfil identificado na pesquisa foi alunos com idade entre 21 e 40 anos, todos do sexo masculino e solteiros. A faixa de renda familiar predominante foi inferior a R$ 1.000 mil reais por mês e a cor da pele com maior menção entre os participantes foi a cor branca. Os participantes possuem entre 1,65m e 1,69m de altura. O IMC dos participantes está dentro parâmetro considerado normal. A maioria, realiza algum tipo de atividade física e o estado de saúde de metade dos entrevistados foi mencionado como bom. Os participantes afirmaram que as PC são realizadas durante as aulas de Educação Física. Dentre essas atividades foram assinalados os Esportes de Invasão, os Esportes de Rede, as Práticas Corporais e Saúde, o Jogo Motor e as Brincadeiras. As categorias e subcategorias, os participantes mencionaram a Categoria 01 - Benefícios das Práticas Corporais, que por sua vez, foi composta pelas subcategorias: Qualidade de Vida, Diminui o Risco de Doenças e Melhora a Função Corporal; enquanto que a Categoria 02 - Contribuição das aulas de Educação Física, destacam-se as seguintes subcategorias: Promove o Bem-estar, Previne Doenças, Compreensão geral dos Jogos e Trabalha a Anatomia Corporal. As ações pedagógicas realizadas com a turma, permitiram o desenvolvimento do Produto Educacional (cartilha) e a avaliação dos alunos acerca das ações realizadas foi positiva. Conclui-se que o estudo foi importante pois apresentou uma nova realidade acerca do tema, além de ter sido indispensável para o desenvolvimento do produto educacional que servirá como um norteador para os profissionais da educação e de áreas afins que queiram trabalhar essa temática. Para além dessas contribuições, a pesquisa ainda permitiu que os alunos tivessem uma maior percepção sobre as mais variadas Práticas Corporais e como elas podem ser inseridas no seu dia-a-dia, contribuindo para a saúde mental e física. Com isso, nota-se que a pesquisa colaborou não apenas academicamente com os estudantes, mas também pavimentou novas perspectivas na sua jornada pessoal e profissional.

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