O estágio supervisionado na formação do professor de computação e informática do IFPB-EaD: relato de experiência

Silva, Niédja Cristiane Pessoa Bronzeado

Resumo

O estágio supervisionado na licenciatura tem como um de seus objetivos principais situar o futuro professor em seu caminho didático-pedagógico e metodológico, além de sinalizar os desafios que ele enfrentará na vida profissional. Este trabalho visa refletir sobre alguns pontos positivos e negativos observados durante os períodos de Estágios Supervisionados. Trata-se, da descrição as experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados do curso de Licenciatura em Computação e Informática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras, na modalidade de Educação a Distância (EaD). A metodologia deste trabalho refere-se a um relato de experiência sobre a formação docente, ocorrida através dos estágios de observação e regência. Esses estágios foram realizados com alunos do ensino fundamental, do ensino médio e EJA. Durante os estágios, buscou-se desenvolver atividades interdisciplinares, utilizando ferramentas tecnológicas integradas à prática pedagógica do professor. Os Estágios I e II foram de observação no ensino fundamental e médio, e as primeiras aulas de regência ocorreram no Estágio IV. As práticas pedagógicas foram significativamente alteradas pela pandemia do novo coronavírus, o que impeliu a adaptação de novas formas de ensino, focadas na superação das práticas presenciais tradicionais. A solução encontrada foi o ensino remoto. Aos poucos, o ensino foi se ajustando para proporcionar a melhor experiência de ensino aprendizagem possível, mesmo com a difícil realidade educacional do país, influenciada por fatores sociais e econômicos. A experiência formativa durante os estágios proporcionou uma compreensão de que, apesar das limitações do distanciamento, os estágios foram produtivos. A elaboração de planos de ensino e de aula, bem como a realização das aulas, possibilitaram uma interação com o ambiente escolar através de aulas síncronas e assíncronas. Essa experiência foi muito gratificante e enriquecedora para a vida profissional docente.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.