Síndrome de burnout em profissionais da docência universitária: revisão bibliográfica
Silva, Isabelly Rayane Rufino
Serafim, Maura Alves
Resumo
Objetiva-se realizar análise dos artigos científicos que tratam da sintomatologia apresentada por docentes universitários de instituições públicas e privadas, em relação aos sintomas físicos, comportamentais, psíquicos e defensivos, e como esses sintomas podem impactar suas vidas profissionais, bem como suas relações interpessoais com alunos, colegas de trabalho e familiares. O Burnout é definido como um estresse crônico progressivo, que, se não tratado, pode levar ao desenvolvimento da síndrome de esgotamento psicológico, composta pela tríade: Exaustão Emocional (EE), Despersonalização (DE) e Diminuição da Realização Pessoal (DRP), classificada em níveis: leve, moderado e alto. A Exaustão Emocional (EE) é considerada o fator principal para o adoecimento, embora não seja suficiente para um diagnóstico positivo de burnout. Para que ocorra o adoecimento por essa síndrome, o profissional precisa apresentar níveis elevados nas três dimensões mencionadas. Diante disso e da análise dos artigos científicos, observou-se uma semelhança significativa na EE entre os docentes das instituições investigadas. Além disso, foi observado que as mulheres apresentaram pontuações mais altas nessa dimensão, embora isso não tenha afetado as médias gerais. A Síndrome de Burnout continua a representar um desafio significativo para os profissionais da docência, afetando não apenas sua saúde e bem-estar, mas também a qualidade da educação que oferecem. É crucial que as instituições educacionais e os formuladores de políticas implementem medidas eficazes para prevenir e lidar com o Burnout, garantindo assim um ambiente de trabalho saudável e sustentável
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