Expectativas sobre o futuro profissional dentre estudantes do PROEJA no curso técnico em eventos do IFPB, campus João Pessoa
DE SOUZA SILVA, PALLOMA
Resumo
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo compreender quais as expectativas que os estudantes do Curso Técnico de Eventos do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa, atribuem a esta modalidade de educação, quais seus anseios em relação à sua atuação profissional – destacando seus projetos pessoais e profissionais – e em que medida essas expectativas vêm sendo atendidas. Tratou-se de uma pesquisa exploratória e explicativa, finalizada sob a forma de estudo de caso. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa de campo, na qual foram entrevistados(as) 14 (quatorze) estudantes do Curso Técnico em Eventos do IFPB, Campus João Pessoa, sem pretensão de amostragem probabilística. O material empírico das entrevistas foi analisado a partir da Análise de Núcleos de Significado (Aguiar; Godinho Aranha; Soares, 2021) e (Aguiar; Ozella, 2006). Como resultados do estudo, inferimos que há uma pluralidade de biografias e contradições impostas a vida material desses 14 sujeitos entrevistados. Homens e mulheres, jovens e adultos, trabalhadores e desempregados, solteiros e pais/mães etc., expressam a riqueza sociocultural do grupo em questão. O que há em comum nessas trajetórias? Dizemos, em consonância com Bourdieu, que as expectativas em relação ao mercado de trabalho se relacionam à posição social, ethos familiar, de classe e composição dos capitais (econômico, cultural, simbólico, social), assim como às condições objetivas e simbólicas que se revelam relativamente específicas e distintas entre os 14 sujeitos entrevistados. Filhos de trabalhadores subproletariados e com pouca instrução escolar, os informantes reproduzem essa realidade e traduzem seu cotidiano como uma narrativa ainda fluida, aberta e à deriva, todavia entrecortada pelas expectativas de um futuro melhor, seja pelo sonho da emancipação financeira através do trabalho no mercado de eventos, seja pela possibilidade de realizar outro curso formativo. Como resultado prático da pesquisa, foi gerado um Produto Educacional. Tratou-se de uma Sequência Didática para se trabalhar a problemática do Mundo do Trabalho na Educação Profissional e Tecnológica, objetivando discutir os limites e possibilidades do empreendedorismo sob a égide neoliberal do capitalismo plataformizado e infoproletarizado.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.