Matemática e educação financeira: possibilidades de integração no curso técnico em contabilidade
Silva, Nátaly Suênia Mendonça da
Resumo
As transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas provocaram um grande aumento em diversos aspectos relacionados à economia brasileira, principalmente na aquisição de bens e serviços pela população. Dentro dessa perspectiva, o ensino de Educação Financeira nas escolas tem se mostrado de extrema relevância. Há, por conseguinte, a necessidade de implementar nas escolas a proposta de integração entre os conteúdos de Matemática e a Educação Financeira trazida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta pesquisa objetivou analisar o potencial didático-pedagógico de um E-book como ferramenta no processo de integração entre a Matemática e a Educação Financeira. Em termos metodológicos, trata-se de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, realizadas nas modalidades descritiva e exploratória. Na presente investigação, o universo delineado correspondeu aos 125 discentes do Ensino Médio Técnico-integrado em Contabilidade do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – campus João Pessoa, cuja amostra foi escolhida por meio de amostragem não probabilística, intencional, sendo delimitada por 23 discentes matriculados no 1º ano do curso Técnico-integrado em Contabilidade. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário diagnóstico sobre o entendimento Matemático e Financeiro. Para análise de conteúdo dos resultados, optou-se por técnicas estatísticas e de análise de conteúdo. Os resultados constataram em suma que o tema da Educação Financeira ainda não é trabalhado de forma transversal, como recomenda-se na BNCC, e que os alunos reconhecem a importância dessa temática em suas vidas. O estudo concretizou-se com a construção de um E-book como produto educacional decorrente da pesquisa, no intuito de contribuir para formação omnilateral dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O produto teve ampla aceitação na comunidade acadêmica e notória percepção das reais contribuições que este pode trazer para os processos de ensino e aprendizagem.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.