Entre paredes e aprendentes: o espaço físico educacional como ferramenta de apoio ao ensino na perspectiva de uma Educação Profissional e Tecnológica integrada

Serrão, Kaline Arlen

Resumo

Os espaços físicos educacionais são um reflexo da cultura e da história de um povo, e sua organização espacial exerce grande influência nos processos pedagógicos. Portanto, é importante considerar a relação entre o currículo e a arquitetura, visto que os espaços pedagógicos comunicam as escolhas da cultura pedagógica vigente e vice-versa. No entanto, muitas vezes falta sensibilidade para reconhecer o poder pedagógico dos espaços educativos. Nesse sentido, a pesquisa visa responder à seguinte questão: O espaço físico educacional é uma ferramenta possível e viável de apoio ao ensino-aprendizagem na perspectiva de uma educação integrada? Assim, o objetivo geral é desenvolver material instrucional para projetos de interiores educacionais considerando a perspectiva do ensino integrado. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: discutir as teorias da aprendizagem sob a perspectiva do ensino integrado; investigar as integrações entre as teorias da aprendizagem e o espaço físico educacional; traduzir os conceitos pedagógicos das teorias da aprendizagem em elementos e layouts de interiores educacionais; e descrever, em formato de e-book, propostas de aplicação dos conceitos pedagógicos das teorias da aprendizagem por meio de elementos e layouts de espaços físicos educacionais. Este material é direcionado a profissionais da educação e profissionais de design de interiores e arquitetura. A pesquisa se baseou nas teorias de aprendizagem de David Ausubel, Howard Gardner, Albert Bandura, Carl Rogers, Maria Montessori, Paulo Freire e John Dewey, bem como nos trabalhos de profissionais e pesquisadores da arquitetura escolar, como Prakash Nair e Doris Kowaltowski, e nas bases da Educação Profissional e Tecnológica, sob a perspectiva de Dermeval Saviani, Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavatta. De caráter qualitativo e exploratório, a pesquisa resultou em um e-book, como produto educacional para auxiliar no desenvolvimento de projetos, reformas e organização de espaços físicos educacionais. Como aplicação do Produto Educacional (PE), foi realizada uma análise sistêmica em duas instituições que ofertam cursos técnicos integrados ao ensino médio: o IFPB - Campus João Pessoa e a ECIT Pastor João Pereira Gomes Filho. O estudo promove a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ao integrar suas teorias e bases com o design de espaços físicos.

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